Tecnologia da Informação do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação aplicado na Repom S/A.
CAMPUS SÃO PAULO
PROFº. MARCELO ELOY FERNANDES
Apresentação de Artigo e Pesquisa sobre Tecnologia da Informação do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação aplicado na Repom S/A.
Adriano de Sena Franco
2009
REPOM EXPRESS® DECRETA FIM A CARTA-FRETE, ATRAVÉS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Adriano Sena Franco
Centro Universitário Íbero-Americano
RESUMO
O trabalho tem como objetivo promover a compreensão do "Sistema Repom Express”, utilizando as ferramentas da tecnologia da informação (T.I.) para apoiar a gestão estratégica de seus clientes garantindo a eles credibilidade, confiabilidade e rapidez no pagamento do frete. Atualmente, entre 60% e 70% do mercado brasileiro de transporte rodoviário são operados por terceiros autônomos, ou seja, carreteiros, frotistas e empresas de pequeno porte. Isso representa cerca de dois milhões de caminhões nas estradas.
Durante décadas a chamada carta-frete, um documento em que o contratante autoriza o caminhoneiro abastecer o veículo, assumindo a despesa com o posto de serviços, figurou como principal meio de adiantar parte do pagamento do frete, ao lado de cheque e dinheiro. O Repom Express permite a contratação da viagem do caminhoneiro de forma eletrônica, desde o carregamento até a quitação do frete, abrangendo operações como: abastecimento, saque em dinheiro, rastreamento e recolhimento de documentos, além de medir a desempenho dos motoristas, tornando o gerenciamento da operação ainda mais eficiente.
Além de utilizar a internet como plataforma de operação, o Repom Express, pode ser facilmente integrado a outros sistemas como ERP (Enterprise Resource Planning) e TMS (Transportation Management System), otimizando ainda mais os processos logísticos dentro da empresa. A ferramenta também é customizada de acordo as inúmeras necessidades de cada cliente.
Palavras Chave: Carta-Frete – Repom Express – Credibilidade –