contabilidade gerencial
Unidade iii
Contabilidade por Responsabilidade e Unidades de Negócios
Com os Lançamentos realizados no primeiro semestre de 2013 as empresas relacionadas abaixo conseguiram uma aceitação de mais de 90% dos Brasileiros. Para uma abordagem eficaz, a meta a ser seguida é a diversidade e preço, pois cada vez mais o consumidor paga pela originalidade do produto, e preço acessível.
Empresas
Produto
Unilever
Split Remedy
Reckitt Benckiser
Vanish S/ Cloro
Nestlé
Iorgute Grego Light
Gerenciamento Contábil Específico custeio direto ou variável, por absorção e baseado em atividades.
Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as informações sobre custos têm sido consideradas um elemento estratégico dentro das organizações.
A utilização de sistemas de custeio pelas empresas vem auxiliando os gestores no momento de definir estratégias e gerenciar os custos incorridos nos processos e atividades. Sendo assim ao escolher um sistema de custeio, os gestores devem posicionar-se em buscar um conjunto de preceitos, coordenados entre si, que atenda a empresa, seja funcional e que respeite o principio da relação custo-benefício, ou seja, de nada adianta implantar um sistema de custeio muito detalhado em que as informações geradas não justificam os valores gastos para produzi-las.
Contudo a necessidade imposta pelo mercado, os custos de implantação e acompanhamento, o recurso humano necessário, os produtos envolvidos e as necessidades dos gestores, devem ser analisados para que se dimensionem as vantagens e desvantagens para cada instituição. Assim as empresas podem aprimorar os custos ao produto por meio do sistema de custeio, entre eles:
Custeio por absorção - além de ser um dos mais antigos sistemas, é o único aceito para fins fiscais, consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados.
Custeio direto - é um sistema que só considera como custo do produto os custos variáveis