Tecnologia da infomação
INTRODUÇÃO
Um novo paradigma tecnológico começa a ser delineado neste último século. O esboço da Era da Inteligência em Rede é marcado por diversas tendências relativas às Tecnologias de Informação. Essa nova Era caracteriza-se por uma crescente Inter penetrabilidade dos computadores nas organizações; pela convergência entre a mídia, computadores e redes de telecomunicação; pela automação de processos de trabalho nas organizações, aumento da competição global e pela difusão e adoção de padrões tecnológicos globais. A base da transformação organizacional e da vantagem competitiva, neste cenário, será a informatização traduzida em conhecimento (TAPSCOTT, 1995; CAMPOS, 1994). Estamos no limite de uma revolução tão profunda quanto a que deu origem à indústria moderna. Trata-se da revolução digital, da revolução da informação (VASSOS, 1997; TAPSCOTT, 1997).
As empresas precisam estar preparadas para enfrentarem este novo desafio de estabelecimento na rede, buscando definir estratégias de atuação para posicionarem-se de forma competitiva na Internet.
Neste novo ambiente é necessário que os colaboradores estejam a frente das novas tecnologias com conhecimento necessário para atingir o sucesso.
A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO EM EMPRESAS
A Tecnologia da Informação (TI) tem-se difundido rapidamente nas empresas em todo o mundo, assumindo um papel cada vez mais estratégico nas organizações e atingindo praticamente todos os setores das empresas (WANG, 1997; GONÇALVES, 1995).
O atual conjunto de tecnologias disponível está gerando um grande impacto na economia mundial (VASSOS, 1997; GHOSH; 1998; SHAW, 1999), permitindo que a TI seja cada vez mais aplicada em todos os ramos da atividade humana.
Seu entendimento e sua utilização têm contribuído para o sucesso e a sobrevivência da maior parte das organizações, o que determina que todas elas devam