contabilidade
Principal alvo da prática
Para o Unilever, o desenvolvimento sustentável e lucrativo requer os mais altos padrões de procedimento corporativo em relação a pessoas, comunidades e meio ambiente. Assim, desde 2010, com o lançamento do seu Plano de Sustentabilidade, a companhia passou por uma reestruturação intensa, estabelecendo metas que incorporaram definitivamente a sustentabilidade em seu modelo de negócio. O principal alvo deste plano é o de, até 2020, dobrar o tamanho da companhia e, ao mesmo tempo, reduzir os impactos ambientais do negócio.
Motivação
Para o Unilever, o plano para agregar a sustentabilidade na estratégia da empresa considera:
•Gerar a preferência do consumidor;
•Vencer com os clientes;
•Gerar inovações sustentáveis;
•Ampliar seus mercados;
•Gerar benefícios relacionados aos custos.
Definição da prática
O Plano de Sustentabilidade que guia as ações da empresa apresenta metas ambiciosas e se fundamenta em três pilares de atuação: saúde e bem-estar; meio ambiente; e condições de vida e trabalho. Para o Unilever, os mercados emergentes, como o Brasil, são peças-chave para que a organização atinja suas metas, já que mais da metade de suas vendas está concentrada nos países emergentes.
•O pilar de saúde e bem-estar diz respeito aos benefícios que a maioria das marcas da empresa oferece. Ao promover uma nutrição e uma higiene adequadas e ao apoiar projetos que disseminam importantes causas, os produtos têm um impacto positivo em dois dos maiores desafios do mundo da saúde: a doença cardiovascular e a incidência da diarréia. No Brasil, iniciativas como o aprimoramento do perfil nutricional dos produtos alimentícios e as ações sociais de Lifebuoy e Pureit, em parceria com a Pastoral da Criança, também contribuem de forma bastante representativa para este pilar.
•No pilar de meio ambiente, a Unilever tem concentrado suas ações para a