Tecnologia da construção
Obras Finais e Final da obra
Obras Finais: Paisagismo, Piscinas, Quadras, Saunas.
Paisagismo:
O que é o Paisagismo?
A arquitetura paisagista é arte e técnica de promover o projeto, planejamento, gestão e preservação de espaços livres, urbanos ou não, de forma a processar micro e macro-paisagens. Originalmente relacionado apenas ao desenho de jardins e praças, considerando apenas os aspectos estéticos e cênicos do projeto de um lugar, o paisagismo ao longo do tempo foi abarcando escalas e propostas maiores, chegando a se confundir com o desenho urbano e incorporando as variáveis sócio-econômicas relativas aos problemas em questão
As Três Etapas do Paisagismo
Podemos dizer que o paisagismo consiste em três etapas que são o Projeto, a Implantação e a Manutenção.
Primeiro Passo – O Projeto Abordagens e implantação
Desenvolver um mapa do terreno, mostrando as estruturas existentes ou planejadas, e fornecendo informações sobre a topografia, a orientação solar, a exposição ao vento, o uso do espaço e a vegetação existente. Realizar perfis de sombreamento do terreno para cada estação do ano, baseados nas condições apresentadas ao meio-dia e ilustrar a seleção de plantas dentro dos perfis.
Considerando o seguinte exemplo: Um cliente que deseja fazer o paisagismo da área de lazer dos fundos de uma casa.
A primeira coisa que o paisagista precisará fazer é o projeto juntamente com o cliente e o arquiteto. Ouvindo o que o cliente e o arquiteto têm a dizer o paisagista precisará definir a posição e o layout da piscina, da churrasqueira e também acrescentar um toque mais íntimo ao espaço.
Depois de definir quais são os tipos de pisos mais adequados para o espaço o paisagista deverá escolher os elementos funcionais que irão compor o espaço para dar mais privacidade no solário da piscina. Outro ponto importante a considerar é a massa de vegetação que será utilizada para que o espaço fique mais aconchegante.
Por