Tecnologia - Caminhos e Descaminhos
“IMPACTOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO: UNIVERSIDADE E SOCIEDADE”
23.09.1999
IMPACTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO( Este textobaseia-se na síntese de alguns capítulos do livro mais recente publicado pelo autor, “Economia Global e Exclusão Social – Pobreza, Emprego, Estado e o Futuro do Capitalismo” (Editora Paz e Terra),correlatos ao tema da tecnologia da informação e seus impactos.)
GILBERTO DUPAS( GILBERTO DUPAS é Coordenador da Área de Assuntos Internacionais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de SãoPaulo, membro do seu Conselho Diretor e professor da FDC junto ao European Institute of Business Administration – Insead (França) e à Kellog Graduated School of Management – Northwestern University(EUA). Foi presidente da Caixa Econômica e Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (governo Montoro). É autor , entre outros livros, de “Crise Econômica e TransiçãoDemocrática, “Alca e os Interesses do Mercosul” e “Economia Global e Exclusão Social”)
A partir do final da década dos 70, foram intensas as modificações socioeconômicas relacionadas ao processode internacionalização da economia mundial. É preciso enfatizar que esse processo não é novo. Mas ganhou características inusitadas e um assombroso impulso com o enorme salto qualitativo ocorrido nastecnologias da informação. Essas mudanças permitiram a reformulação das estratégias de produção e distribuição das empresas e a formação de grandes networks. A forma de organização da atividadeprodutiva foi radicalmente alterada para além da busca apenas de mercados globais; ela própria passou a ser global.
A revolução tecnológica atingiu igualmente o mercado financeiro mundial, cada mercadopassando a funcionar em linha com todos os outros, em tempo real. Isso permitiu a mobilidade de capital requerida pelo movimento de globalização da produção. Essas modificações