Tecnologa em Gestao Ambiental
O assunto central desse trabalho monográfico são as dificuldades para a prática da educação ambiental no ensino Fundamental da Educação Básica no município de São Miguel do Guamá, no Estado do Pará. Ele será dividido em três capítulos.
O primeiro capítulo será composto pelas bases históricas das políticas ambientais. Faz-se uma abordagem das grandes Conferências referentes ao tema iniciando em 1972 com a grande Conferência de Estocolmo (Suécia). Sequencialmente serão apresentadas às discussões sobre a temática no Brasil, perpassando pelos principais acontecimentos, organizados de forma cronológica, até as discussões das políticas em nível nacional. O Capítulo é finalizado uma descritiva histórica, geográfica e ambiental da realidade do Pará amazônico: a riqueza de sua biodiversidade, o contexto ambiental no paraense e a Educação Ambiental no Estado do Estado do Pará.
A caracterização da área de estudo e as principais informações do município de São Miguel do Guamá a serem consideradas e que auxiliarão a obtenção dos resultados do presente estudo serão relatadas no segundo capítulo. As particularidades serão apresentadas na seguinte divisão: aspectos da história e as origens do município, questões dos aspectos físicos, ambientais, sócio políticos e econômicos. Estes farão parte de subsídios irrefutáveis ao trabalho em questão.
O terceiro capítulo faz a inserção do cotidiano escolar da rede municipal observada as principais orientações e discussões nacionais e regionais. Em seguida, serão apresentadas as estatísticas resultantes da pesquisa de campo feita entre os professores da rede municipal atuantes no ensino fundamental da educação básica. As estatísticas estarão acompanhadas da descritiva de sua interpretação.
CAPÍTULO I – A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNDO GLOBALIZADO
1.1- O MUNDO E AS POLÍTICAS AMBIENTAIS – OS GRANDES MARCOS HISTÓRICOS
Em Estocolmo (Suécia), em 1972, foi realizado a Conferência das Nações Unidas