Tecnico segurança
A DEFINIÇÃO DA ERGONOMIA:
ERGON - (trabalho)
NOMOS - (estudo das regras e normas)
Ergonomia: palavra de origem grega que estuda a adaptação do trabalho às características dos indivíduos, de modo a lhes proporcionar um máximo de conforto, segurança e bom desempenho de suas atividades no trabalho.
Definição oficial: "A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaço de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida." (Congresso Internacional de Ergonomia, 1969).
EVOLUÇÃO DA ERGONOMIA
A ergonomia surgiu junto com o homem primitivo, com a necessidade de se proteger e sobreviver, sem querer, o homem primitivo, começou a aplicar os princípios da ergonomia, ao fazer seus utensílios de barro para tirar água de cacimbas e cozinhar alimentos, fazer tacapes para se defender ou abater animais.
Mas, foi na revolução industrial que a ergonomia começou a surgir. Nas grandes guerras ela teve uma importância fundamental no desenvolvimento de armas e equipamentos bélicos.
Foi na segunda Guerra Mundial que os aliados agrupados com os mais diferentes biotipos jamais visto em um exército que começaram a perceber que o armamento precisava ser projetado, montado, desmontado e usado em função do "tamanho" do soldado ou serviço de engenharia.
Como podemos notar, a ergonomia surgiu em função da necessidade do ser humano cada vez mais querer aplicar menos esforço físico e mental, nas atividades diárias.
Podemos aplicar estudos ergonômicos no lar, no transporte, no lazer, na escola e principalmente, no trabalho, ou seja, em qualquer lugar.
ERGONOMIA FÍSICA
Por ergonomia física entenderemos o foco da ergonomia sobre os aspectos físicos de uma situação de trabalho. E eles são inegavelmente