Tecnico infomatica
Memória Principal: Conhecida também como Memória RAM (Random-Access Memory-Memória de Acesso Aleatório) é a memória especificada para armazenar o programa e os seus dados. Uma característica importante das memórias RAM “memória de acesso aleatório” é a sua volatilidade. Isso quer dizer que ela requer o fornecimento de energia constante para que os dados fiquem armazenados na sua estrutura. Então, dizemos que essa memória é utilizada para armazenamento temporário de dados.
Memória ROM: uma pequena porção da memória principal não volátil onde são armazenadas pequenas instruções executadas quando o computador é ligado.
Segundo Stallings (2002), em contraste com a memória RAM, existe a me¬mória apenas para leitura (ROM – Read Only Memory). Esta memória con¬tém um padrão permanente de dados que não pode ser alterado. Uma ROM é fabricada como qualquer outra pastilha, cujos dados são gravados durante o processo de fabricação. Esse processo é relativamente ruim, pois qualquer erro pode fazer com que o lote gravado seja inutilizado.
Memória Cache: A memória Cache é menor, porém mais rápida. Uma memória principal possui característica de possuir gran¬de capacidade, mas o seu acesso é relativamente lento. Dessa forma, a memória principal é combinada com uma memória cache para um melhoramento na velocidade. Na busca pela solução de um problema, por exemplo, o gargalo de congestionamento na co¬municação entre o processador e a memória principal, criou-se o mecanismo de memória cache, que tem por função acelerar a velocidade de transferên¬cia entre CPU e memória