Tecnico em edificações
Segundo o Dicionário Aurélio, Racismo é: “Uma doutrina que sustenta a superioridade de certas raças. Preconceito ou discriminação em relação a indivíduo considerado de outra raça”. A partir desse conceito temos que o racismo nada mais é que uma desigualdade entre raças, no Brasil essa questão se estende desde o período colonial onde índios e negros foram tomados como escravos. Mas o cume do racismo este diretamente ligado aos negros e o seu trafico.
Em meados do século XV o cenário começa a ser transformado, a partir da expansão marítima européia e do período conhecido como o dos “Grandes Descobrimentos”,dá se inicio a captura de africanos por exploradores europeus, podemos citar como os grandes fatos desse período, a chegada de Colombo à América, o caminho marítimo as Índias e o descobrimento do Brasil. Neste mesmo século, portugueses colonizaram o continente africano e seu povo, como que uma infeliz surpresa tomaram as cidades de forma bárbara. Assim impuseram suas leis, hábitos e costumes, usurpando uma terra e os que nela viviam.
Podemos verificar nas palavras de Lopes (2008, p. 29-30) quando ocorreu o primeiro tráfico negreiro:
Por volta de 1442, o português Antão Gonçalves teria seqüestrado, na costa da atual Mauritânia, um casal de africanos, apenas para, de volta à Europa, comprovar que tinha realmenteestado no chamado “continente negro”. Inaugurava-se aí, segundo alguns autores, a primeira modalidade do tráfico de escravos africanos para a Europa: aquela em que europeus pura e simplesmente capturavam pessoas, como se caça uma fera, um animal.
Em uma segunda parte da história, africanos influentes proviam escravos em troca de poderio militar, a partir desse momento o povo não era escravizado apenas por colonizadores, mas africanos escravizavam africanos.
O Brasil é considerado como um dos países com maior população negra, entre os séculos XVI e XIX o desembarque de negros chega