Tecnico em analise
O técnico de análises clínicas é um profissional com formação pelo ensino técnico em análises clínicas. Não existindo uma nomenclatura unificada para denominação deste profissional, este podendo ser chamado de técnico em patologia clínica, técnico em citologia, técnico em análises laboratoriais e outros.
Este profissional auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório - automatizadas ou técnicas clássicas - necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Colabora, compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas, entre outras funções.
Durante o estágio podemos notar todas essas funções de forma clara, pois o mesmo é etapa na qual onde se pode comprovar na prática, tudo o que se vê em teoria. Segundo as Leis de Diretrizes e Bases da Educação, o estágio é obrigatório a todos os alunos dos cursos acima do nível médio, sendo assim, foi essencial no aprendizado dos alunos do curso técnico em Análises Clínicas de Tabatinga.
Contudo, o estágio se justifica por ser essencial para o profissional, assim como também pelo fato de fazer com que o estagiário contextualize as práticas com as teorias do curso. Enfim, o estágio justifica-se por dar base e experiências para os futuros profissionais de análises.
Para tanto, durante o estágio nosso objetivo foi ver como é feita a lavagem, secagem e esterilização dos materiais laboratoriais. Pois está prática é de suma importância na análise de um exame laboratorial.
DESENVOLVIMENTO
A prática ocorreu no dia 26 de fevereiro de 2013, com a primeira parte do estágio do curso Técnico em Análises Clínicas, com duração de cinco dias, sobre a supervisão do professor Sérgio Almeida Gabriel(farmacêutico) nas Instalações do Laboratório do Hospital de Guarnição de Tabatinga situado na Avenidada Amizade, centro.
A primeira parte do