Analise e frase de carater tecnico
Pedreiras - MA
2013
Acidentes químicos
As indústrias armazenam e manipulam, direta ou indiretamente, grande quantidade de produtos químicos e combustíveis. O manuseio destas substâncias é controlado por normas e procedimentos que visam a minimizar os riscos, os danos aos equipamentos e ao meio ambiente e preservar a saúde do trabalhado. Entretanto, o conhecimento destas normas não impede os acidentes fatais e as contaminações ambientais que vêm ocorrendo nestes últimos 40 anos. A maioria destes processos foi concebida no início do século ou na década de quarenta, quando os princípios da preservação do homem, do ambiente e da segurança industrial não eram requisitos fundamentais nas implantações destes complexos industriais. Muitos acidentes químicos têm deixado rastros de destruição em muitas partes do mundo como Índia e Japão. Os vazamentos de cloro, sulfeto de hidrogênio, amônia, ácido clorídrico, ácido sulfúrico e ácido nítrico que vêm ocorrendo nas indústrias ou nos transportes ferroviários e/ou rodoviários causam grandes perdas materiais, ambientais e mortes.
Riscos ambientais
Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
a) Riscos físicos: As diversas formas de energia, tais como ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, etc. b) Riscos químicos: As substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeira, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão. Um agente químico ao ser absorvido, tanto pelas vias