Estudo de Caso - Alzheimer
ALZHEIMER
Uberlândia
2014
Histórico
Dados pessoais
Paciente: D.R.S
Idade: 72
Sexo: Feminino
Situação:
10/11/14: Paciente internada devido a piora do nível de consciência. Paciente portadora de D. Alzheimer, apresentando quadro de síncope e rebaixamento do nível de consciência. Está em uso de xarelto devido TVP em MIE.
Exames laboratoriais sem alteração.
Relatório diário:
12/11/14 – 14:00 : Encontra-se no leito, acamada, não é orientada em tempo e espaço, afásica, sonolenta, hipocorada, respiração em ar ambiente, mantendo SNE em narina D infundindo dieta a 30 ml/h. AVP em MSD, dorso da mão com soroterapia em curso. Em uso de fralda geriátrica. Segundo acompanhante, diurese está presente e evacuação ausente, o mesmo disse que a paciente evacua apenas quando é realizado lavagem intestinal, edema em MIE, mantendo-o elevado. Aferidos SSVV.
ALZHEIMER
Conceito:
O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer que acabou de realizar uma refeição. Com a evolução do quadro, o alzheimer causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. A pessoa fica cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação.
Causas:
A causa do Alzheimer é desconhecida, mas seus efeitos deixam marcas fortes no paciente. Normalmente, atinge a população de idade mais avançada, embora se registrem casos em gente jovem. Os cientistas já conseguiram identificar um componente genético do problema, só que estão longe de uma solução.
Fatores de risco:
Idade
Embora existam casos esporádicos em pessoas de 50 anos e a