Tecnico com Contabilidade
A Cadeia de Suprimentos é um processo que se inicia na entrega da matéria-prima ao fornecedor até a entrega do produto acabado ao cliente, englobando processos de produção, marketing, vendas, transporte, armazenagem, expedição, etc. unindo fornecedores a fabricantes, transportadoras e etc. e com a principal intenção de satisfazer o cliente e ao mesmo tempo gerar lucros.
A sequência da Cadeia de Suprimentos é: fornecedor, fabricante, distribuidor, varejista e cliente final. A única fonte de receita da Cadeia de Suprimento é o cliente final, quanto maior a satisfação do cliente e maior as negociações referente a custos menores entre os estágios da Cadeia, maior será a lucratividade de todos os envolvidos e mais bem sucedida será a Cadeia. Para existir essa lucratividade é preciso possuir um gerenciamento adequado dos fluxos entre os estágios de todas as fases da Cadeia de Suprimentos.
Para esse sucesso é necessário as tomadas de decisões na estratégia, planejamento e operação da Cadeia.
Na estratégia as empresas estudam a melhor forma de como configurar a Cadeia, o local, a capacidade de produção e armazenagem, transporte, expedição e o sistema de informação a ser utilizado.
No planejamento as empresas estudam uma previsão de demanda para definir quais os mercados que deverão ser supridos, montagem e estrutura do estoque, fabricação, reabastecimentos, tamanho e a estrutura do marketing para as campanhas.
Na operação, resumidamente é colocar tudo em prática, como programação dos pedidos para produção, determinar datas e prazos que o pedido deverá ser atendido, inventários nos depósitos, adaptação dos pedidos a um meio de transporte adequado, organizando as entregas e reabastecimentos.
A fase de reabastecimento acontece quando o varejista está ficando sem estoque do produto acabado e é acordado entre ele e o distribuidor. O reabastecimento feito pelo distribuidor acontece quando ele possui estoque suficiente