tecnicas mais usadas por fraudadores
A perspectiva do setor privado
Introdução
Este relatório apresenta os resultados de uma pesquisa sobre percepções e experiências com fraude e corrupção no setor privado brasileiro, realizada no início do ano de 2002. Na extensão e profundidade em que os temas são investigados, trata-se de iniciativa inédita mundialmente. A Kroll e a
Transparência Brasil acreditam que, ao divulgar os resultados do levantamento, prestam um serviço a tantos quantos se preocupam com os prejuízos que a desonestidade na gestão dos recursos públicos e privados causa a toda a sociedade.
A pesquisa objetivou levantar informações tanto sobre a percepção dos respondentes a respeito dos diversos temas quanto sobre sua experiência. Um total de 84 empresas participou do levantamento sobre fraudes e 92 da pesquisa a respeito de corrupção. Um terço dos questionários foi preenchido por funcionários do alto escalão das empresas consultadas (presidência e diretoria) e os demais por funcionários de média gerência e assessoria (advogados, auditores e analistas).
Neste relatório, corrupção é definida como o uso de cargo público para benefício particular, envolvendo sempre um agente público e um agente privado. Fraude é o processo de enriquecimento ilícito ocorrido inteiramente no âmbito do setor privado.
Colaboradores:
Johann Graf Lambsdorff (Universidade de Göttingen, Alemanha): Versões preliminares dos questionários.* Wilton de Oliveira Bussab (Fundação Getúlio Vargas, São Paulo): Versões preliminares dos questionários.* Salo Vinocur Coslovsky: Relatório.
Henrique Ostronoff: Edição de texto.
* A versão final dos questionários, bem como o corte amostral, são de exclusiva responsabilidade da Kroll e da
Transparência Brasil.
ÍNDICE
PARTE 1 - SUMÁRIO DOS RESULTADOS ...................................................................................................................3
PARTE 2 - INTRODUÇÃO