tecnicas de visagismo
MODULO III
1ª PARTE
COLORIMETRIA
"Somente para uma pequena minoria a cor constitui apenas um elemento de satisfação estética. Geralmente cores representam expressões da mente humana e sentimentos da alma. É assim que a grande massa popular as interpreta.”
Simão Goldman
Espectro de Cores
O arco íris, além de ser um lindo fenômeno da natureza, nos ajuda a entender a composição das cores. Ao incidir nas gotas de água da chuva pelas quais passa, os raios da luz solar, atravessando as nuvens, se decompõem em várias cores. A luz solar é composta de radiações de ondas de diferentes comprimentos.
Isaac Newton, físico do século XVIII, utilizando-se de um prisma transparente, reproduziu um arco-íris dentro de casa para provar que essas radiações de ondas diferentes são coloridas e compõem-se de sete cores básicas: Vermelho, Laranja, Amarelo - ondas longas; Verde - intermediário; Azul ciano, Azul Anil e Violeta - ondas curtas. A faixa colorida que Isaac Newton obteve ao separar as cores é chamada de "espectro solar". Nem todas as cores podem ser vistas por nossos olhos. O infra-vermelho e o ultra-violeta por exemplo, não são cores visíveis no arco-íris.
Teoria das Cores
Leonardo da Vinci formulou a Teoria das Cores, que são formulações históricas contidas em seus escritos e reunidas no livro Tratado da Pintura e da Paisagem - Sombra e Luz. Sua primeira edição só foi publicada 132 anos após sua morte. A publicação trata das anotações recolhidas pelo artista ao longo de anos de observação e é a teoria mais corrente, sendo um legado do Renascimento para as artes visuais.
Cor é vida
As cores que percebemos são produzidas pela luz. A luz do sol, aparentemente branca, é, na verdade, composta pelas sete cores do arco-íris. Quando a luz do sol ilumina um objeto, algumas dessas cores são absorvidas pelo objeto, enquanto as