Tecnicas de usinagem
Conceitos de usinagem
1.0 - USINAGEM
1.1 - Conceitos Iniciais
1.2 - Usinagem Os processos de usinagem começaram a ser desenvolvidos quando o homem descobriu que podia transformar movimentos lineares em movimentos de rotação e realizar determinadas tarefas com maior precisão e menor esforço físico. [pic]
Figura 1.0 – processo de usinagem
1.3 - Processos Mecânico de Usinagem Entende-se como o processo mecânico que mediante a remoção de cavaco por determinada ferramenta, visa conferir a uma peça, a forma, as dimensões, ou o acabamento especificados, ou ainda uma combinação qualquer destes três itens.
1.4 - Cavaco Porção de material removida da peça pela ferramenta, podendo apresentar forma geométrica regular ou irregular.
1.3 – Definições
Ferramenta de Usinagem - Ferramenta constituída de arestas cortantes, destinadas à remoção do cavaco.
Ferramenta Mono-cortante - Caracteriza-se por possuir apenas uma superfície de corte, ou de saída.
Ferramenta Multi- cortante - Possui mais de uma superfície de corte.
1.4 - Tipos de Operações de Usinagem
1.4.1 – Desbaste Operação de usinagem anterior ao acabamento, que visa obter dimensões próximas às dimensões finais da peça.
1.4.2 – Acabamento Operação de usinagem destinada a obter na peça as dimensões finais, um acabamento especificado, ou ambos.
1.5 - Movimentos de Usinagem
1.5.1 - Tipos de movimentos Para atender ao propósito de uma máquina ferramenta é necessário que se realizem movimentos relativos entre a peça e a ferramenta. Por convenção, os movimentos ocorrem supondo a peça parada, sendo, portanto, todo o movimento realizado pela ferramenta. Os movimentos relativos entre peça e ferramenta podem ser classificados como ativos ou passivos. Sendo considerados movimentos ativos, aqueles que provocam remoção de material.
1.6 - Movimentos Ativos
[pic]
Figura 1.1 – torneamento
[pic]
Figura 1.2 – furação