tecnica de estudo e pesquisa
Começamos essa unidade com uma distinção importante:
O conhecimento científico é o resultado do trabalho executado pelo homem para compreender a natureza e a realidade social, transformandoas de acordo com suas necessidades.
Para Galliano (1986, p. 16) “Ciência é, pois o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Por meio da investigação científica o homem reconstitui artificialmente o universo real em sua própria mente
(...)”. O senso comum é um tipo de conhecimento que todos nós adquirimos em nosso cotidiano através das nossas experiências. Porém, este tipo de conhecimento não se constitui a partir de uma metodologia científica. Por isso, sua base é a própria realidade social.
Esse tipo de conhecimento (produzido pelo senso comum) se caracteriza como fundamento do modo como a sociedade pode ser representada. Nesse sentido, deve ser considerado como fonte de pesquisa criteriosamente analisado sob os rigores da metodologia científica. Apresentamos a seguir, um quadro resumido das características principais do senso comum:
Conhecimento Científico e Senso Comum
IMPORTANTE
Superficial - conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas.
Sensitivo - referente a vivências, estados de ânimo e emoções da vida diária.
Subjetivo - é o próprio sujeito que organiza suas experiências e conhecimentos.
Assistemático - a organização da experiência não visa a uma sistematização das idéias, nem da forma de adquiri-las, nem na tentativa de validá-las.
Acrítico - verdadeiros ou não, a pretensão de que esses conhecimentos o sejam não se manifesta sempre de uma forma crítica.
TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA
15
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
“O objeto de investigação das Ciências Sociais é histórico. Isto significa que as sociedades humanas existem num determinado espaço cuja formação social e configuração são específicas. Vive o