TECNICAS DE ESTUDO E PESQUISA
A Arte da Guerra
Autor: Sun Tzu O livro A Arte da Guerra é o mais antigo manual de estratégia de Guerra do mundo. Foi escrito pelo general e estrategista Chinês Sun Tzu, há mais de 2000 anos. É uma das mais antigas e ao mesmo tempo atuais obras sobre estratégia, usada não somente por militares, mas como por Administradores, Empresários, Políticos, etc. O Livro de Sun Tzu mostra como um líder deve comportar-se para influenciar seus subordinados. “Influenciando-os”, com o seu poder e sua liderança a espionar os oponentes, pois assim saberiam como e quando atacar. No caso dos Administradores, devem utilizar algumas técnicas para conhecer seus concorrentes, e assim, evitar surpresas com as mudanças no mercado.
Acredita-se que o livro tenha sido usado por diversos estrategistas militares através da história como: Gengis Khan, Napoleão, Zhuge Liang , Mao Tse Thung e muitos outros.
Mais do que um livro militar, A Arte da Guerra é considerado um livro filosófico.
2.0 – Identificação do Autor:
A vida de Sun Tzu:
Sun Tzu foi um general chinês que viveu no século IV AC e que no comando do exército real de Wu acumulou inúmeras vitórias, derrotando exércitos inimigos e capturando seus comandantes.
Foi um profundo conhecedor das manobras militares e escreveu A arte da
Guerra, famoso livro chinês sobre tácticas militares, traduzido ao idioma português por Caio Fernando Abreu e Miriam Paglia ensinando estratégias de combate e táticas de guerra.
A única fonte que sobreviveu até aos nossos dias sobre a vida de Sun Tzu foi escrita no século II a.C. pelo historiador Ssu-ma Ch'ien, que o descreve como tendo sido um general que viveu no estado de Wu no século VI a.C. No entanto a biografia não é coerente com outras fontes sobre o período, e tudo leva a crer que o livro teria sido escrito entre 400 a.C. e 320 a.C.
Não existe uma biografia linear de Sun Tzu, com início, meio e fim. O que existe são