tecidos
Discente: Laura Andreza Ribeiro Montalvão
Guanambi
2014
Resultado:
Os sais de SnCl2,CaCl2, BaCl2, Mg SO4 e Na3 Co2 quando sujeitos a elevadas temperaturas, veem os seus íons metálicos, cátions que os constituem, passarem do estado fundamental a estados excitados, com posterior emissão de radiações de cor característica, sob a forma de uma chama colorida.
Após ter seguido o procedimento do experimento, descrito na parte intitulada Procedimento Experimental, observamos as cores das chamas e foram registrados os resultados na tabela abaixo.
TABELA 1:Resultados do experimento; Cores observadas na chama
Reagentes
Coloração
Cloreto de Estrôncio (SnCl2) roxa Sulfato de Magnésio (MgSO4) laranja Cloreto de Bário (BaCl2)
Verde amarelado
Carbonato de sódio anidrido (Na3Co2)
Laranja intenso
Cloreto de cálcio (CaCl2) vermelho O cloreto de estrôncio apresentou uma coloração roxa, proveniente dos íons de estrôncio. Esse espectro, característico de cada elemento químico, é sempre o mesmo, quer o elemento esteja isolado quer esteja combinado com outros elementos em diferentes compostos químicos. A segunda amostra analisada foi o sulfato de magnésio que emitiu a coloração laranja, essa coloração é característica do elemento magnésio. O cloreto de bário ao ser submetido ao aquecimento apresentou coloração verde amarelado, logo essa coloração é característica do metal bário. O carbonato de sódio anidrido ao ser submetido à chama apresentou a coloração laranja intenso, apresenta comprimento de onda igual a O cloreto de cálcio ao ser submetido ao aquecimento apresentou coloração vermelha, essa coloração é característica do elemento cálcio, apresenta energia radiante é igual a 4,24. 10-47, quando o elétron é irradiado pela luz a energia absorvida excita-o para um nível de energia superior. O elétron retorna ao nível inicial liberando energia que pode ser calculada pela equação de