TECIDOS
Do ponto de vista da biologia, um tecido é um conjunto de células especializadas, iguais ou diferentes entre si, separadas ou não por líquidos e substâncias intercelulares, que realizam determinada função num organismo multicelular.
TIPOS DE TECIDOS
1-Tecidos animais
2-Tecidos vegetais
Dentro Dos tecidos animais, encontramos:
Tecido epitelial: é um tecido formado por células justapostas, ou seja, intimamente unidas entre si. Sua principal função é revestir a superfície externa do corpo, os órgãos e as cavidades corporais internas. A perfeita união entre as células epiteliais fazem com que os epitélios sejam eficientes barreiras contra a entrada de agentes invasores e a perda de líquidos corporais. Os epitélios são caracterizados por serem constituídos de células com diferentes formas (prismáticas, achatadas, etc.) e uma ou mais camadas celulares, com pouca ou virtualmente nenhuma matriz extracelular (fluido intersticial) nem vasos entre elas. Contudo, todo epitélio está situado sobre uma malha glicoprotéica, produzida por ela, chamada lâmina basal, que é uma matriz rica em proteínas e polissacarídeos. No caso do que reveste os órgãos, é mais fino para permitir as trocas de substâncias. No caso da pele, abriga glândulas, pelos e células sensoriais.
Tecido muscular: é um tecido dos animais caracterizado pela sua contratilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair segundo alguns estímulos claros e utilizando o ATP e pela sua excitabilidade, ou seja, capacidade de responder a um estímulo nervoso.
Os tecidos musculares são diferenciados pelas suas características morfo-funcionais. Existem três tipos principais de tecidos musculares nos vertebrados:
Tecido muscular estriado (esquelético)
Tecido muscular cardíaco
Tecido muscular liso.
Tecido muscular estriado é formado por fibras cilíndricas, finas e que podem medir vários centímetros de comprimento. Algumas estruturas celulares das fibras musculares recebem nomes especiais: a