tecidos
- As células meristemáticas são dotadas de um alto poder proliferativo, isto é, se reproduzem-se rapidamente e intensamente, promovendo o crescimento da planta. São pequenas células, com parede celular fina, núcleo central volumosa e portadora de numerosos vacúolos pequenos.
- Célula Meristemática.
Meristemas Primários:
- Os meristemas primários promovem o crescimento em extensão (longitudinal) da planta.
- Localizam-se no ápice e ao longo do caule, definido, respectivamente, as gemas apicais e laterais, na raiz, acham-se presentes na região subapical, onde são envolvidos pela coifa, uma estrutura resistente que lhe confere proteção contra o atrito com o solo e contra o ataque microbiano.
- Originam-se diretamente das células do embrião da planta. Possui funcionalidade desde a germinação da semente, colaborando principalmente com o desenvolvimento em comprimento. Durante o desenvolvimento do caule, as gemas laterais surgem depois da gema apical e são responsáveis pela formação de ramos, folhas e flores.
Meristemas Secundários:
- Os meristemas secundários promovem o crescimento diametral da planta, isto é, são responsáveis pelo alargamento vegetal, esse crescimento em espessura é denominado crescimento secundário.
- Podemos encontrar em gimnospermas, como pinheiros e sequoias, e certas angiospermas dicotiledôneas, como o ipê e o flamboaiã.
- Os meristemas laterais promovem o crescimento pelo aumento de tecidos vasculares do meristema primário. O crescimento secundário da planta é realizado pelos meristemas câmbio, responsável pela formação dos tecidos condutores secundários, ou seja, produz vasos lenhosos (no lado interno) e vasos liberianos (no lado externo) e o felogênio (forma a cortiça e a periderme, que é responsável pela produção de células do feloderma). Esse tecido é morto e reveste a raiz e caules de plantas arbustritivas e arbóreas.
*Tecidos de Proteção ou Revestimento
- Serve para proteger as plantas contra