Tecidos
Simples: somente uma única camada de células em contato com a lâmina. Podem ser classificadas em pavimentosas, cubicas e prismáticas ou colunar. Um exemplo é o revestimento de vasos sanguíneos.
Estratificado: várias camadas de células, mas somente a mais profunda entra em contato com a lâmina basal. Pode ser classificado em pavimentoso queratinizado (seco), pavimentoso não-queratinizado (úmido), transição e prismático ou colunar, tendo como exemplo a própria pele.
Classificação dos tecidos epiteliais:
Como funções básicas o revestimento externo e das cavidades internas, proteção contra: desidratação, contágio bacteriano, fúngico e viral, regulação térmica, absorção de nutrientes e oxigênio.
Dependendo da especificidade epitelial, é possível classificar os tipos e estabelecer correlações funcionais.
Epitélio Simples Pavimentoso: Tecido monoestratificado, ou seja, formado por apenas uma camada de células, com morfologia achatada (pavimentoso). Tipo fisiológico dos alvéolos pulmonares, permitindo as trocas gasosas (hematose pulmonar) e revestimento dos delgados vasos sanguíneos.
Epitélio Simples Cuboide: Formado por uma única camada de células, sendo, portanto, monoestratificado, apresentando formato cúbico. Desempenha importante fisiologia seletiva quanto à absorção e secreção nos túbulos do sistema renal.
Epitélio Simples Prismático: Também é um tecido monoestratificado, com uma camada de células alongadas (prismáticas) e bem organizadas, pode conter glândulas mucosas unicelulares entremeadas. É um tecido típico de órgãos digestivos: estômago e intestino, apresentando vilosidades, aumentando substancialmente a superfície de absorção.
Epitélio