tecidos
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS
Disciplina: TEMAS DE BIOLOGIA II
Professora:
Turma: Licenciatura em Ciências Naturais- Curuça
Aluno(a):
ROTEIRO DE ESTUDO: TECIDOS
I. APRESENTAÇÃO
A célula é a unidade básica do ser vivo. Porém, poucos seres são formados por uma única célula.
A maioria dos seres é pluricelular, o que significa que o seu corpo é formado por um aglomerado de células. Na maioria destes seres, existem grupos de células com formas e funções diferenciadas.
Isso ocorre porque nestes seres cada grupo celular é responsável por um tipo específico de atividade.
As células com a mesma função têm geralmente formas semelhantes, uma vez que a forma de uma célula está adaptada à função que ela desempenha. Estes grupos de células reunidas para executar uma determinada função são denominados Tecidos. O ramo da Biologia encarregado de realizar o estudo dos tecidos recebe o nome de Histologia.
Os tecidos animais diferem bastante dos tecidos vegetais. Essa diferença, assim como muitas outras, está relacionada ao fato dos vegetais serem organismos autotróficos, enquanto que, os animaissão organismos heterotróficos.
Nos animais um tecido não é constituído exclusivamente por células, mas também pelo material por elas produzido. Este material é chamado de substância intercelular, e dependendo do tipo de tecido pode desempenhar diversas funções.
Nos animais podemos encontrar quatro tipos de tecidos:
- Tecidos epiteliais: responsáveis pelo revestimento do corpo e cavidades, propiciando proteção, capacidade de absorção e a percepção de sensações; e também produção de secreções - inclusive de hormônios;
- Tecidos conjuntivos: dependendo do tipo, podem exercer funções de preenchimento, sustentação, armazenamento, transporte, defesa e nutrição;
- Tecidos musculares: auxiliam na movimentação do corpo e de algumas de suas estruturas; além da sua sustentação;