Tecidos sanguineos
A corrente sanguínea é encarregada de todo o transporte à longa distância do sangue, que é composto por glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma e tem várias funções, tais como: defesa, nutrição e oxigenação.
A circulação sanguínea é dividida em circulação arterial e circulação venosa, e é composta por capilares, vasos, artérias (O2) e veias (CO2).
Em uma pessoa adulta, o sangue corresponde à mais ou menos 5 litros.
Parte Líquida
Chamada de plasma ou soro, representa 55% do sangue, sendo que do seu total, 90% é água, o restante são nutrientes como: glicose, lipídios e aminoácidos: íons; anticorpos; hormônios; enzimas; Fibrinogênio (Ptn); e materiais de excreção como: Uréia e Ácido Úrico.
Carga Sanguínea Obrigatória
Representa 45% do sangue, que é composta por:
Glóbulos vermelhos, eritrócitos ou hemácias
Tem uma vida média de 120 dias, são produzidas na medula óssea (epífises) na proporção de 1,5 milhão por segundo, existem aproximadamente 5 milhões por milímetro cúbico.
Quando maduras tornam-se anucleadas, têm como principal função a oxigenação de todo o corpo humano, que é possível graças à hemogloblina, um pigmento de cor vermelha que se une às moléculas de oxigênio no pulmão e daí percorrendo toda a circulação sanguínea
Glóbulos brancos ou linfócitos e neutrófilos
Tem uma vida média de 12 à 13 dias, são células nucleadas e reproduzem-se com bastante facilidade. Existem na proporção de 1 ou 2 para 1000 Glóbulos Vermelhos.
São responsáveis pela nossa defesa.
Neutrófilos
São produzidos no tecido linfático da medula óssea, são mais rápidos e representam 60% dos leucócitos.
Linfócitos
São produzidos nos tecidos linfáticos do timo (Linfócitos T, responsáveis pelas rejeições em casos de enxertos), baço, gânglios, módulos e amígdalas (Linfócitos B, responsáveis pelos anticorpos).
Plaquetas
Tem uma vida média de 8 à 10 dias, são fragmentos celulares dos megacariócitos da medula óssea. Tem