Tecido e Celula
Do ponto de vista da biologia, um tecido é um conjunto de células especializadas, iguais ou diferentes entre si, separadas ou não por líquidos e substâncias intercelulares, que realizam determinada função num organismo multicelular.
O estudo dos tecidos biológicos chama-se histologia; na medicina, o estudos dos tecidos como meio de diagnóstico de uma doença é a histopatologia.
Célula:
As células são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos.Nota 1 A maioria dos organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula).1 Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares.2
O corpo humano é constituído por aproximadamente 10 trilhões (mais de 1013) de células;1 Nota 2 A maioria das células vegetais e animais têm entre 1 e 100 µm e, portanto, são visíveis apenas sob o microscópio;3 a massa típica da célula é um nanograma.4 Organismos unicelulares e pluricelulares
Dizemos que todos os seres vivos são formados por células, sendo conhecidos desde formas unicelulares até formas pluricelulares. O organismo unicelular tem a célula como sendo o próprio organismo, isto é, a única célula é responsável por todas as atividades vitais, como alimentação, trocas gasosas, reprodução, etc.
O organismo pluricelular, que é formado por muitas células (milhares, milhões, até trilhões de células), apresenta o corpo com tecidos, órgãos e sistemas, especializados em diferentes funções vitais. As células dos pluricelulares diferem quanto às especializações e de acordo com os tecidos a que elas pertencem.
Podemos então considerar, para o organismo unicelular ou pluricelular, que a célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos.