Tecido Sanguineo
PROF. RUIDOMAR
PROFESSOR: RUIDOMAR
ROTEIRO DE AULA: TECIDO CONJUNTIVO DE TRANSPORTE: - Tecido Sanguíneo
1. Considerações
1.1. Conceito
O sangue (originado pelo tecido hemocitopoético) é um tecido altamente especializado, formado por alguns tipos de células, que compõem a parte figurada, dispersas num meio líquido – o plasma -, que corresponde à parte amorfa.
1.2. Características
Formado por duas partes: Primeiro a parte sólida formada pelas células sanguíneas que compõe os elementos figurados, onde podemos encontrar os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as Plaquetas (Fragmento de células). Segundo por uma parte líquida na qual tais células estão dispersas, chamado Plasma.
2. Preparação para estudo do Sangue
2.1. Método
Esfregaço
2.2. Coloração
a. Tipo de Coloração
Eosina (Corante ácido), azul-de-metileno (corante básico) e azure (corantes básicos de cor púrpura)
b. Tipos de Mistura de Romanowsky
Leishman, Wright e Giemsa
c. Aspecto Observado
2.3. Como fazer um Esfregaço
Procedimento
1. Limpar a ponta de um dedo com álcool e fazer uma picada com auxílio de uma agulha ou lanceta esterilizadas. Apertar o dedo de modo a obter uma gota de sangue. Limpar esta primeira gota de sangue e obter uma segunda gota que é colocada numa lâmina de microscópio, bem limpa com álcool.
2. Para obter um esfregaço de sangue proceder como se descreve:
A. Colocar uma gota de sangue a cerca de 1 cm da extremidade de uma lâmina de vidro colocada horizontalmente sobre a mesa.
B. Com uma segunda lâmina de bordos esmerilados tocar na gota de sangue permitindo que este se espalhe horizontalmente no bordo da lâmina.
C. Mantendo a lâmina 2 com uma inclinação de cerca de 45º, fazer deslizá-la ao longo da lâmina 1, de modo a espalhar o sangue numa fina camada uniforme.
3. Secar o esfregaço agitando a lâmina no ar.
4. Colocar