Tecido Sanguineo
CURSO DE ODONTOLOGIA
TECIDO SANGUÍNEO
Introdução:
Nesse trabalho iremos explicar sobre Tecido Sanguineo .Para entendermos melhor à respeito desse tecido é preciso saber que a corrente sanguínea é encarregada de todo o transporte à longa distância do sangue, que é composto por glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma e tem várias funções, tais como: defesa, nutrição e oxigenação. A circulação sanguínea é dividida em circulação arterial e circulação venosa, e é composta por capilares, vasos, artérias (O2) e veias (CO2). Onde em uma pessoa adulta, o sangue corresponde à mais ou menos 5 litros.
1.Desenvolvimento
1.1Funções
Fisiologicamente o sangue, através das mais diversas funções, faz com que a vida continue. A circulação distribui as substâncias nutritivas, como as proteínas e sais minerais , e o oxigénio a todas as células do organismo. Transportando aos órgãos excretores os resíduos dos processos metabólicos que recebe dos tecidos. O sangue tem um papel extremamente importante nas defesas imunitárias do organismo.
Quando bactérias, vírus ou outros organismos perigosos penetram no corpo os componentes do sangue,como os glóbulos brancos, expulsam rapidamente o intruso. Enfim, o sangue regula a temperatura interna distribuindo o calor para todo o corpo.
1.2 Processo de transporte de O2 e CO2
As trocas gasosas são fundamentais para a sobrevivência dos organismos vivos .Em humanos e outros mamíferos, por exemplo, a moléculas de oxigênio e gás carbônico são trocadas entre o ar ambiente e o sangue, de forma passiva (difusão).
O oxigênio é transportado pelo sangue sob duas formas:
Dissolvido no plasma – o O2 é pouco solúvel na água, portanto, apenas cerca de 2% são transportados por esta via;
Combinado com a hemoglobina – nos glóbulos vermelhos existem 280 milhões de moléculas de hemoglobina, cada uma podendo transportar quatro O2, ou seja cerca de 98% deste