tecido nervoso
Histologia
Tecido Nervoso
Turma: 14208U
Nome: Viviane Arrojo
Capitulo A
Características Gerais:
O tecido nervoso é sensível a vários tipos de estímulos que se originam de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes. Trata-se de um dos tecidos mais especializados do organismo animal
Capitulo B
Classificação dos Tecidos Nervosos:
O Sistema Nervoso é anatomicamente dividido em Sistema Nervoso Central (SNC), formado pelo encéfalo e pela medula espinha;l e Sistema Nervoso Periférico (SNP), formado pelos nervos e gânglios nervosos. Tais tecidos são compostos por neurônios e gliócitos (ou células gliais)
Capitulo C
Funções dos Tecidos
SNC
O sistema nervoso central tem origem embrionária na placa neural, que por sua vez é uma parte especializada do ectoderma. Durante o desenvolvimento embrionário, a placa neural se dobra e forma o tubo neural. Cada região desse tubo dá origem a diferentes partes do sistema nervoso central.
Os primeiros dois terços do tubo, até o quarto par de somitos, formarão posteriormente o encéfalo, enquanto o ultimo terço irá formar a medula espinal. A cavidade interna desse tubo dá origem ao sistema ventricular encefálico e ao canal central da medula espinhal.
Deste modo, o tubo neural diferencia-se numa parte mais caudal ou inferior, que dará origem à medula espinhal, e numa parte mais cranial ou superior. Esta parte mais superior sofre contorções e alargamentos, formando uma vesícula primitiva. É a partir desta vesícula primitiva que se diferenciam as três vesículas cerebrais:
Prosencéfalo - anteriormente; dá origem ao telencéfalo (que, por sua vez, está na origem dos hemisférios cerebrais) e ao diencéfalo (que dá origem ao tálamo e ao hipotálamo).
Mesencéfalo - medianamente; origina os pedúnculos cerebrais e a lâmina