Tecido hematopoiético
Tecido responsável pela formação de células sanguíneas e pela defesa imunitária.
O tecido hematopoiético se desenvolve na vida adulta. No corpo de um adulto circulam em média 5 litros de sangue, variando de acordo com o peso. É produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e externo. Nas crianças, também os ossos longos como o fêmur produzem sangue.
Pág 1
DESENVOLVIMENTO
A palavra hematopoiese tem origem grega e significa formação sanguínea (hematos, sangue; poiese, formação).
O tecido hematopoiético tem como principal função a produção de células do sangue. Localizado principalmente na medula dos ossos, recebendo nome de tecido mielóide. Nesse tecido encontram-se células sanguíneas sendo produzidas, em diversos estágios de maturação.
O tecido hematopoiético é formado por fibras e tipos celulares que dão assistência às células formadoras do tecido sanguíneo.
Desse modo, hemácias, plaquetas e glóbulos brancos, são produzidos neste tecido conjuntivo, a partir de tipos celulares precursores.
Existem duas variedades desse tecido: o linfóide, encontrado no baço, timo e gânglios linfáticos, e o mielóide, que forma a medula óssea vermelha. O tecido linfóide produz alguns tipos de leucócito, produz hemácias (glóbulos brancos) e o tecido mielóide, além de vários tipos de leucócito, produz hemácias (glóbulos vermelhos) e plaquetas. O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo por meio do transporte de nutrientes, toxinas, oxigênio e gás carbônico, por esta razão o tecido hematopoiético é essencial e tão importante em nossas vidas.
Pág 2
MEDULA ÓSSEA VERMELHA
Ao nascermos todos os nossos ossos contém medula capaz de produzir sangue: a medula vermelha. Com a passagem dos anos, a maior parte da medula vai perdendo sua função, sendo substituída por célula adiposa chamada de medula amarela. A medula vermelha é um tecido