Tecido hematopoetico
O microscópio é um dispositivoempregado para visualizar estruturas minúsculas como as células, através de um conjunto de lentes com uma fonte de luz.
Cada tipo de microscópio e cada técnica de elaboração de material para exame apresentam benefícios específicos na demonstração de certos elementos morfológicos. Os microscópios pertencem, fundamentalmente, a duas categorias: luminoso (ML) e eletrônico (ME). As diferenças ficam na radiação utilizada e na maneira como ela é refratada.
A microscopia de luz utiliza-se da radiação de ondas luminosas, sendo esta refratada através de lentes de vidro. A área observada aparece brilhantemente iluminada e os objetos estudados se apresentam mais escuros. Geralmente, os microscópios desse tipo produzem um aumento útil de aproximadamente, 1.000 X. Na microscopia eletrônica a radiação empregada é a de feixe de elétrons, sendo ele refratado por meio de lentes eletrônicas. O microscópio eletrônico produz aumentos úteis de 200.000 a 400.000X, sendo seu poder de resolução cerca de 100 vezes maior que o do microscópio de luz. A melhoria do poder de resolução do microscópio eletrônico está diretamente relacionada ao curto comprimento de onda apresentado pelos raios eletrônicos usados para ampliar o espécime e a uma maior abertura numérica obtida em função da diminuição da distância focal.
Os microscópios dividem-se basicamente em duas categorias:
Microscópio óptico: funciona com um conjunto de lentes (ocular e objetiva) que ampliam a imagem transpassada por um feixe de luz e podem ser:
• Microscópio de polarização;
• Microscópio confocal;
• Microscópio de contraste de fase;
• Microscópio de fluorescência.
Microscópio eletrônico: amplia a imagem por meio de feixes de elétrons, pois se baseia na interação entre elétrons e componentes dos tecidos, estes se dividem em duas categorias:
• Microscópio de Varredura;
• Microscópio de Transmissão.
Microscópio de Polarização
Usado na observação de materiais com