tecido epitelial
-Os tecidos se unem para forma diferentes órgãos do corpo.
1. Tecido epitelial (tecido sem substância intercelular)
-formado por diversos tipos de células, como cilíndricas ou achatadas;
-não tem substância intercelular, pois as céluas são muito unidas umas as outras;
-atua no revestimento da superfície externa do corpo, além dos órgão interno e das glândulas;
-e produz secreções para inúmeras finalidades.
Possíveis especialzações; para executar as mais diversas funções, a membrana plasmática pode apresentar as seguintes especializações:
-Microvilosidades: são projeções da membrana que ocorrem em certo epitélios com a função de aumentar a superfície de contato com os alimentos e garantir mais absorção.
-Desmossomos: são diferenciações da membrana muito frequente em células epteliais, com função de promover mais adesão (atração) entre as células vizinhas. Na região onde acontece o desmossomo a céluas vizinhas acham-se separada e esse espaço entre ela é preenchido por um material denso e amorfo (sem formadefinida), que contribui para a atração entre as células. No lado interno da membrana de cada célula, forma-se uma placa densa com numerosos filamentos, que fuciona como um suporte mecânico (como um adesivo).
-Interdigitações: são dobras existentes nas mebramas plasmáticas de duas células epiteliais vizinhas que se encaixam perfeitamente, com função de aumetar a atração entre as células e a distribuição de nutrientes.
Parede celular:
-típico de células vegetais;
-apresentam grande regidez devido à presença de celulose combinada com outro elementos. Classificação dos tecidos epiteliais;
Epitélio de revestimento:
-cobrem todas as superfícies internas do organismo e acamada superficial da pele;
-pode se especializar, com é o caso das mucosas (revestem as cavidades naturais do organismo, como a boca e as fossas nasais).
Epitélio glandular:
-forma as glândulas (ógãos especializados na produção de secreções);