Tecido epitelial
1) Pesquise e apresente uma justificativa sobre os indivíduos de pele clara e
escura expostos demasiadamente ao sol e suas possibilidades de desenvolver câncer de pele. Aproveite o momento e procure também identificar quais são os tecidos que compõem a pele com suas respectivas origens embriológicas.
O câncer de pele ocorre devido à exposição em excesso aos raios ultravioleta, estes deformam células epiteliais que crescem originando a doença, a qual pode se se espalhar para outras áreas do corpo se não houver tratamento adequado. As pessoas com maior predisposição a doença são as de pele, cabelos e olhos claros, pois apresentam menos melanina para protegê-las.
A melanina age como um protetor solar natural capaz de minimizar os efeitos deletérios do sol. Embora negros e brancos possuam a mesma quantidade de melanócitos, as pessoas de pele escura produzem mais melanina, especialmente uma chamada eumelanina, muito eficiente na proteção contra os raios ultravioleta
(UV) do sol. É por isso que negros e afro-descendentes têm menor risco de desenvolver câncer de pele.
Há dois tipos básicos de câncer de pele, os não-melanoma, geralmente das células basais ou das escamosas, e os melanomas, que têm origem nos melanócitos, as células produtoras de melanina.
Portanto, para as pessoas de pele clara principalmente, o uso do protetor solar e equipamentos de proteção são indispensáveis, uma vez que possuem menor quantidade de melanina na pele.
O tecido epitelial é formado por agregados celulares que revestem as superfícies do corpo ou órgãos e é constituído por células semelhantes ou células relacionadas funcional e estruturalmente. Este tecido possui origem dos três folhetos germinativos. Entretanto a pele é formada por três camadas (epiderme, derme e hipoderme) e cada uma é de origem embrionária diferente.
A camada mais externa, a epiderme, é originada do ectoderma. É formada por tecido epitelial (camada