Tecido Epitelial
O tecido epitelial é um tecido de revestimento não apenas externo, mas também interno, revestindo vários órgãos. Tem três origens embriológicas: ectodérmica, mesodérmica e endodérmica.
O tecido epitelial que reveste externamente o corpo tem origem ectodérmica. É o caso da nossa epiderme. Os epiteliais do nariz e da boca também são de origem ectodérmica.
O epitélio que está em contato com órgãos internos pode ter duas origens: mesodérmica e endodérmica.
O nosso tubo digestivo originou-se de um intestino primitivo, denominado arquêntero, que é revestido pela endoderme. O epitélio do tubo digestivo e as glândulas ligadas a ele, como por exemplo, o fígado, é de origem endodérmica.
A mesoderme diferencia os vasos sangüíneos. O epitélio que reveste esses vasos recebe um nome especial de endotélio.
O endotélio, o epitélio do sistema geniturinário e o epitélio de revestimento de membranas que envolvem órgãos internos (pleura, peritônio e pericárdio) são de origem mesodérmica.
Classificação dos epitélios
Os epitélios podem ser classificados de acordo com as camadas de células que os constituem.
O epitélio formado por uma camada de células é chamado epitélio simples. É o caso do endotélio dos vasos sangüíneos. Existe outro tipo de epitélio que também uma só camada de células, só que estas têm tamanhos diferentes, dando a impressão de uma estratificação. Esse é o epitélio pseudo-estratificado. O prefixo pseudo quer dizer “falso”; portanto, é uma estratificação apenas aparente. É o epitélio da traquéia, fossas nasais e brônquios.
O epitélio formado por várias camadas de células é chamado epitélio estratificado.
Todos os epitélios estão assentados sobre o tecido conjuntivo. Entre o tecido conjuntivo e as células epiteliais existe uma lâmina, chamada lâmina basal, secretada pelas células epiteliais.
A lâmina basal é constituída de colágeno associado a glicoproteínas e polissacarídeos e é de grande importância devido a suas