Tecido das relaçoes sociais
Dimensões com as quais se defronta cotidianamente o serviço social e em relação ás quais se posiciona quer do ponto de vista explicativo quer do interventivo. É claro que essas tendências, derivadas das transformações sociais que vêm particularizando o desenvolvimento do capitalismo em nossa sociedade, não se configuram como homogêneas, mas são permeadas por diversas clivagens, tensões e confrontos internos, isso porque a compreensão teórica da realidade, fundada no acervo intelectual que se constituiu a partir das principais matrizes do pensamento social e de suas expressões nos diferentes campos do conhecimento humano.
Tecer algumas considerações sobre esse processo é buscar compreender diferentes posicionamentos, lógicas e estratégias que permearam o pensamento e a ação profissional do serviço social em sua trajetória e que persistem até os dias atuais com novas articulações, expressões e redefinições. Relação que vai imprimir a profissão caráter de apostolado fundado em uma abordagem da questão social como problema moral e religioso e numa intervenção que prioriza a formação da família e do individuo para solução dos problemas e atendimento de suas necessidades, materiais, morais e sociais.
Os referenciais orientadores do pensamento e da ação do emergente serviço social tem sua fonte na doutrina social da igreja, no ideário franco- belga de ação social e no pensamento de São Tomás de Aquino (Séc.XII): o tomismo e o neotomismo (retomada em fins do século XIX do pensamento tomista por Jacques Maritain na França e pelo o cardeal Mercier na bégica tendo em vista