tecido cartilaginoso
O que é?
A cartilagem, também conhecida como tecido cartilaginoso, é uma espécie de tecido flexível, conectivo e elástico que os seres humanos possuem em várias partes do corpo. Ele é composto por uma matriz gelatinosa formada, principalmente, por proteínas e carboidratos. A cartilagem humana possui cor cinza clara ou branca. As cartilagens do corpo humano não são irrigadas por sangue, pois não possuem vasos sanguíneos. Desta forma, recebem oxigênio e nutrientes através do processo de difusão.
Origem:
Durante suas fases de transformação, o mesoderma origina uma espécie de tecido conjuntivo primitivo chamado mesênquima. A partir do mesênquima, passam a se formar todos os tecidos conjuntivos (conectivo, adiposo, cartilaginoso, ósseo e hematopoiético), bem como os tecidos musculares. No tecido cartilaginoso, as células que se formam tem citoplasma basófilo e são denominados condroblastos.
Função:
A função deste tecido vai depender da composição dele. Pode ser constituída de colágeno mais elastina, juntamente com macromoléculas de proteoglicanas, ácido hialurônico e variadas glicoproteínas. Este tecido é nutrido pelos capilares do pericôndrio (tecido conjuntivo que envolve o cartilaginoso), já que não possui vascularização, bem como nervos e vasos linfáticos. Já as cartilagens que revestem os ossos das articulações móveis não possuem o pericôndrio, sendo assim recebem nutrientes do líquido sinovial presente nas cavidades articulares. Há casos, onde vasos sanguíneos atravessam a cartilagem para irem nutrir outros tecidos.
Formas e características:
Cartilagem hialina: é a mais comum no organismo e sua matriz possui fibrilas delicadas de colágenos tipo II. É responsável por formar o primeiro esqueleto do embrião, presente entre a diáfise e a epífise de ossos longos, sendo responsável pelo crescimento do osso em extensão. Nos adultos, ela está presente na traquéia, na parede das fossas nasais, brônquios e extremidades das costelas e