tec. de gestão
DISCIPLINA: TECNOLOGIAS DE GESTÃO
PRINCIPAIS TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO DA ATUALIDADE: demanda e os ambientes necessários para a atuação do gestor moderno.
Alunos:
Aldemir da Silva – RA 382518
Lilian Machado Pinheiro Costa – RA 387440
Lucineide Do Amor Divino Silva – RA 382509
Neuracy Bahia da Silva – RA 388566
Renata Santos de Carvalho – RA 396443
Lauro de Freitas/BA
2012
Introdução Pesquisa sobre Tecnologias de Gestão. Suas competências e Habilidades. Discutem-se primeiramente os desafios para o gestor contemporâneo, conceitua-se o que é mudança organizacional e quebra de paradigmas. Apresentam-se tecnologias de Gestão Organizacional, conceitos como terceirização, benchmarking, gerenciamento com livro aberto, reengenharia, empowerment, gestão e organização horizontal e aprendizagem organizacional. Abordam-se as ferramentas de Gestão Organizacional, como os Sistemas de Informações Gerenciais. Debatem-se as novas demandas e ambientes para o Gestor Contemporâneo – temas como assedio sexual e moral, ética, governança corporativa, meio ambiente e saúde do trabalhador.
Palavras-chave: Tecnologia de Gestão; Gestão Organizacional; Sistemas de Informação Gerencial; Ética, Saúde e Meio Ambiente.
A EMPRESA Schincariol
Fundada em 1939, a Schincariol possui um dos maiores e mais modernos parques de produção de bebidas da América do Sul e estão entre as 15 maiores no mundo.
No início do século XX o filho de imigrantes italianos Primo Schincariol decidiu instalar, nos fundos de sua casa em Itu, interior do Estado de São Paulo, uma pequena fábrica de bebidas. Lá, começou a produzir licor de cacau, conhaque, groselha, vinho quinado, anisete (licor de anis) e o refrigerante Itubaína, cujo nome surgiu em homenagem à cidade.
Fabricado no sabor Tutti-Frutti, o refrigerante logo se transformaria em um sucesso de vendas. Para distribuir o que fabricava, Primo colocava as caixas em carroças e as