Teatro
COMÉDIA CLÁSSICA.
Comédia, termo de origem grega (komoidía, de kômos, que significa festa, e oidós, cantor) que designa um subgênero dramático que se opõe a tragédia, gênero este composto de paródia mitológica, sátiras políticas e pesadas críticas pessoais. Segundo Aristóteles a comédia origina-se dos cantos fálicos que acompanhavam os rituais ou Falofólias uma espécie de procissão em que se carregava um falo em homenagem à fertilidade, um símbolo de fecundação da terra.
A comédia utiliza recursos que provocam o riso no espectador, recorrendo ao imprevisto, ao ridículo, à surpresa, à desordem. Aristóteles salienta ainda a dificuldade em precisar as características da comédia devido às suas mutações constantes. No entanto, na comédia, existe a presença do coro, das máscaras e da música, tal como na tragédia.
É associado a um universo popular, devido retratar costumes do povo e ações cotidianas, usa o humor para retratar qualquer cidadão rico ou pobre explorando suas características por meio da arte da imitação, onde a ficção e a realidade se encontram proporcionando diversão, mas