Teatro Medieval
INTRODUÇÃO:
Durante a Idade Média, entre os séculos V e XV, a Igreja Católica exerceu forte controle sobre a produção científica e cultural. Essa ligação da cultura medieval com o catolicismo faz com que os temas religiosos predominem nas artes plásticas, na literatura, na música e no teatro.
Neste período o teatro sofreu perseguições, a Igreja não via com bons olhos a concorrência que os espetáculos proporcionavam as festividades religiosas.
A atividade teatral se reduziu a brincadeiras (saltimbancos) na praça e nas feiras, para diversão do povo. Mas foi a própria Igreja quem veio a reconhecer a validade do teatro, usando-o para sua pregação, ou seja, a igreja queria usar as artes cênicas a seu favor.
MISTÉRIOS:
Origem: A sua origem história é um pouco desconhecida, mas foi criada a partir de representações litúrgicas do Natal, da Pascoa e de poesias narrativas dos Goliardos (Devotos do Bispo) a fim de evangelizar as pessoas sem acesso a palavra de Deus.
Características: O mistério medieval tinha na representação histórias e episódios da vida de cristo, baseado em fundamentos do novo testamento e no antigo testamento e estavam centrado em torno de santos e santas
As representações chegavam a durar dias ou até semanas.
Leitura de um trecho:
Nantes la biette en Meschinot se baigne ;
De Goquillart s'esjouyt la Ghampaigne :
Quercy, Salel, de toy se vantera
Et, comme croy, de moy ne se taira.
La passion - d’Arnoul Greban
Tradução:
Nantes nos banhos Abbiette Meschinot;
Dos Goquillart é esjouyt o Ghampaigne:
Quercy, Salel de brinquedo contará com
E como croy, de mim não manter silêncio.
MILAGRES:
Origem: A origem destas peças situou-se no drama litúrgico nas representações dos dias festivos com pascoa, Corpus Christi, natal e na poesia trovadoresca.
Características: Baseava-se em acontecimentos milagrosos onde entidades divinas eram retratadas. Fundamentava-se na vida cotidiana e representavam a vida de pecadores salvos pela