TDFIs

302 palavras 2 páginas
A Guerra de Troia foi, possivelmente, um conflito bélico entre Esparta e Troia.
Segundo Homero, grande poeta grego, a Guerra de Troia foi causada devido ao rapto da princesa Helena. Helena era considerada a mulher mais bela do mundo antigo, tanta beleza chamou a atenção do príncipe Páris, que foi a Esparta, em missão diplomática, e acabou apaixonando-se por Helena. Menelau, rei de Esparta e marido de Helena, enfurecido pelo rapto da esposa, declarou guerra a Troia.

Para resgatar Helena, Agamenon, irmão de Menelau, assumiu o comando de um exército de mil navios, atravessou 248km no mar Egeu e atacou Troia, iniciando uma guerra que duraria cerca de 10 anos. Vários soldados foram mortos, entre eles, Aquiles, um dos mais importantes guerreiros da guerra de troia. Tornou-se famoso por sua bravura e força. Segundo a mitologia grega, a mãe de Aquiles o mergulhou nas águas do rio Estige quando ele era recém-nascido, isso o tornou invulnerável, exceto pelo calcanhar que não foi banhado, pois a mãe o segurava por essa parte do corpo. Morreu durante a Guerra de Troia, devido a uma flecha envenenada que o atingiu no calcanhar, arremessada por Páris.

A guerra terminou após a execução do grande plano de Ulisses, herói que era considerado um dos mais inteligentes guerreiros gregos. De acordo com a lenda, os gregos deixaram um enorme cavalo de madeira na porta da cidade de Troia, e disseram aos troianos que estavam desistindo da guerra e que o cavalo era um presente de paz. Os troianos, então, levaram o grande cavalo para dentro de sua cidade. À noite, enquanto os troianos dormiam, soldados gregos escondidos dentro do cavalo saíram e abriram os portões da cidade, para que o exército grego entrasse, e assim, conquistasse Troia.

Relacionados