tde sociologia
A partir da Segunda Guerra Mundial, o sociólogo de nosso tempo começou a desenvolver suas pesquisas em organizações privadas ou estatais, que passaram a direcionar e estabelecer as finalidades da produção do conhecimento sociológico. Essa burocratização dificultava a autonomia crítica e a criatividade intelectual do trabalho científico.
Durante as três primeiras décadas deste século houve, entretanto, um indubitável progresso para a afirmação da Sociologia como ciência, fruto de estudos e pesquisas de diversos sociólogos.
O desenvolvimento da Sociologia na Segunda metade do século XX foi muito afetado pela conjuntura política das duas guerra mundiais. Os regimes totalitários vigentes, em alguns países europeus, tolhiam a liberdade de investigação científica. Por isso, muitos intelectuais e cientistas que mantinham uma posição crítica em relação a esses regimes foram perseguidos.
A Sociologia acabou sendo arrastada e envolvida na luta pela contenção da expansão socialista, pela neutralização dos movimentos de libertação das nações subjugadas pelas potências imperialistas e pela manutenção da dependência econômica dessas nações às potências.
Contemporaneamente, em especial nos Estados Unidos, nota-se o desenvolvimento empírico da Sociologia. Os novos estudos empíricos ao romperem com o estilo de trabalho dos clássicos da Sociologia – Weber, Marx, Durkheim, Comte – também abandonaram, em geral, trabalhar com problemas históricos que possibilitassem uma compreensão da totalidade da vida social, atendo-se a aspectos irrelevantes.
Nos últimos