ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA 1
Causas da queda da URSS
Resultados mundiais da queda da URSS
Referências bibliográficas O Socialismo Marxista ou Marxismo é um conjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais que conquistou vários seguidores. Compreende o homem como um ser social e histórico e se baseia em concepções materialista e dialética da História. A vida social é interpretada segundo o modo de produção e a luta de classe que ela desencadeia.
O primeiro país a implantar o socialismo foi à Rússia, sendo assim, no terreno da política as ideias de Marx inspiraram a formação de partidos comunista e serviram de base para construção de estados socialista, como a URSS.
As principais razões históricas, políticas, sociais e econômicas que contribuem para o colapso, bem como a desintegração da União Soviética, em 1991, são os aspectos principais analisadas neste estudo. Em um esforço para fazer o sentido do fenômeno de uma perspectiva diferente.
A população que tinha acesso ao ensino superior acabou percebendo que o projeto socialista começava a ruir. As promessas de prosperidade e igualdade, propagandeadas pelos veículos de comunicação estatais, fazia contraste com os privilégios a uma classe que vivia à custa da riqueza controlada pelo governo unipartidário e a centralização dos poderes políticos. Também o avanço do capitalismo, sobretudo, no período da Guerra Fria contribuiu para suplantar o socialismo soviético. Em geral, o processo final responsável pelo colapso da URSS parece mais uma combinação de revoluções consecutivas ou uma série de mobilizações democráticas - muito semelhante às revoluções burguesas, em muitos aspectos, dado que as suas causas e demandas não diferem substancialmente dos que surgiu em 1789 e as revoluções de 1848, - com o desmantelamento de um sistema político debilitado e ultrapassado, desde que as forças produtivas e sociais em pleno desenvolvimento no seu interior não poderia caber em uma tal estrutura