microbiologia
Vírus
A
Introdução
A palavra vírus é originária do latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de multiplicação, utilizando para isso a estrutura de uma célula hospedeira. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais.
Estrutura de um vírus
Ele é formado por um capsídeo de proteínas que envolve o ácido nucléico, que pode ser RNA (ácido ribonucléico) ou DNA (ácido desoxirribonucléico). Em alguns tipos de vírus, esta estrutura é envolvida por uma capa lipídica com diversos tipos de proteínas.
Ciclo Reprodutivo
São quatro as fases do ciclo de vida de um vírus:
1. Entrada do vírus na célula: ocorre a absorção e fixação do vírus na superfície celular e logo em seguida a penetração através da membrana celular.
2. Eclipse: um tempo depois da penetração, o vírus fica adormecido e não mostra sinais de sua presença ou atividade.
3. Multiplicação: ocorre a replicação do ácido nucleico e as sínteses das proteínas do capsídeo. Os ácidos nucléicos e as proteínas sintetizadas se desenvolvem com rapidez, produzindo novas partículas de vírus.
4. Liberação: as novas partículas de vírus saem para infectar novas células sadias.
DESENVOLVIMENTO
Aids
Da sigla Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. É um vírus que ataca o sistema imunológico devido à destruição de glóbulos brancos. É um dos maiores problemas da atualidade por sua alta gravidade de tratamento e o alto índice de contagio. É transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal. Os primeiros sintomas da AIDS são fraqueza, febre e emagrecimento. A AIDS não tem cura seu tratamento dá-se por tratamentos com coquetéis diários de remédios.
Febre Amarela
É uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido através do mosquito, semelhante ao da dengue. É mais comum na América do Sul e Central e na África. A melhor prevenção para essa doença é ações para a não proliferação do mosquito causador da doença, onde