Tda 1
Direito é um ideal sonhado por certa sociedade e simultaneamente um golpe que enterra esse ideal. É um símbolo da ordem social e simultaneamente a bandeira da agitação (estudantil, dos trabalhadores em greve etc.). O Direito garante a privacidade e a intimidade e, também, ao mesmo tempo, a publicidade e a quebra da intimidade.
Rizzatto Nunes.
O Direito corresponde a uma exigência essencial e indeclinável de uma convivência ordenada, pois nenhuma sociedade poderia subsistir sem um mínimo de ordem, de direção e de solidariedade... O direito é um fenômeno social; não existe senão na sociedade e não pode ser concebido fora dela.
Miguel Reale.
Não devemos nos iludir com a possibilidade de definições... Por isto, tudo que digo sobre o direito há de ser entendido como simples enunciados provisórios, sujeitos a contestações... O direito é um sistema de limites ao qual nos submetemos para que nos seja possível a vida em sociedade.
Hugo de Brito Machado.
O direito é um dos fenômenos mais notáveis da vida humana. Compreendê-lo é compreender uma parte de nós mesmos. É saber, em parte, por que obedecemos, por que mandamos, por que nos indignamos, por que aspiramos a mudar em nome de ideais, por que em nome de ideais conservamos as coisas como estão. Ser livre é estar no direito e, no entanto, o direito também nos oprime e tira-nos a liberdade. Por isso, compreender o direito não é um empreendimento que se reduz facilmente a conceituações lógicas e racionalmente sistematizadas... Estudar o direito é, assim, uma atividade difícil, que exige não só acuidade, inteligência, preparo, mas também encantamento, intuição e espontaneidade. Para compreende-lo é preciso, pois, saber amar. Só o homem que sabe pode ter-lhe o domínio. Mas só quem o ama é capaz de domina-lo, rendendo-se a ele.
Tercio Sampaio Ferraz Júnior.
A CIÊNCIA DO DIREITO
CIÊNCIA:
Todo ser humano acumula conhecimento, ou seja, tem memória, guarda lembranças.
|Conhecimento