TCN Radiologia
UNIDADE UNIVERSITARIA DE CANOINHAS
CURSO DE RADIOLOGIA
GERADOR DE TECNÉCIO
ALAMIR JOSÉ PEREIRA JÚNIOR
CANOINHAS
NOV/2007
ALAMIR JOSÉ PEREIRA JÚNIOR
Gerador de Tecnécio
Trabalho apresentado á disciplina de Medicina Nuclear Curso de Tecnologia em Radiologia da UnC-Canoinhas, profº Marcelo Guerra Arruda, para fins de avaliação semestral.
CANOINHAS
NOV/ 2007 Introdução
O gerador de Tecnécio consiste em uma coluna de vidro, contendo alumina como suporte, sobre o qual é absorvido o Molibdênio de fissão, este nuclídeo “pai” decai para o Tecnécio.
Como a afinidade do com a alumina é muito pequena em relação ao “pai”, o mesmo pode ser eluído facilmente diante solução fisiológica.
Esta solução vem acondicionada em frascos, onde a coluna é fechada em ambas as extremidades e duas agulhas de aço permitem a entrada e saída do liquido.
O gerador é convenientemente blindado e acondicionado em lata, na primeira coleta é fornecido ao coletor um frasco blindado para a segurança da operação.
GERADOR DE TECNÉCIO
O gerador de tecnécio permite obter com segurança e eficiência a solução de Pertecnetato (4) em concentração radioativa alta, esta solução reúne algumas características:
Estéril e apirógena; pH entre 5 e 7;
Concentração de Al< 5ppm
Concentração de < 0,1 %.
O decai por transição isomérica emitindo fótons de energia de 140 keV ao quais são úteis para a detecção e o estudo de imagens.
O gerador de IPEN-TEC é fornecido ao mercado com as atividades de seguintes:
9,25 Gbq (250 mCi);
18,5 Gbq (500 mCi);
27,75 Gbq (750 mCi);
37,0 Gbq (1000 mCi);
46,25 Gbq (1250 mCi);
55,50 Gbq (1500 mCi);
74 Gbq (2000 mCi).
Farmacologia Clínica
O íon distribui-se pelo corpo de maneira semelhante ao íon iodeto, porém não é organificado quando é capturado pela glândula tireóide.
Esse íon tende a