Tchevolution: a história da fotografia mais reproduzida do mundo - resenha crítica
987 palavras
4 páginas
MAYONE PIRES DE MELOCHEVOLUTION – A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA MAIS REPRODUZIDA DO MUNDO
RESENHA
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, abril de 2012
MAYONE PIRES DE MELO
CHEVOLUTION – A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA MAIS REPRODUZIDA DO MUNDO
RESENHA
Trabalho apresentado à Professora Deborah Borges, como método de avaliação parcial da disciplina de Fotografia, do curso Comunicação Social: Jornalismo, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, abril de 2012
Chevolution (com Direção de Trisha Ziff e Luis Lopes - 2008) mostra a trajetória do revolucionário argentino-cubano, que se tornou a pessoa mais famosa do mundo por meio da reprodução de mais de 1 milhão de exemplares da fotografia, tirada durante uma missa fúnebre em homenagem aos soldados cubanos, mortos durante um atentado terrorista.
Ernesto Rafael Guevara de la Serna – conhecido apenas como Che Guevara- no ano de 1954, faz uma viagem de moto até o México onde conhece Raúl Castro que, imediatamente trata de apresentá-lo a seu irmão, Fidel Castro. Em 1958 os dois iniciam uma luta contra o então presidente de Cuba, Fulgêncio Batista, que contava com o apoio do governo americano.
Um ano depois, já em 1959, os guerrilheiros, com apoio de camponeses, intelectuais e trabalhadores das grandes cidades, vencem a luta e Fidel toma o governo de Cuba. “Che” torna-se seu braço direito. Fidel o designa Ministro da Indústria, Presidente do Banco Nacional e Embaixador.
Fidel contrata muitos fotógrafos para dar notoriedade aos feitos do novo governo. Dentre eles está o fotógrafo de moda Alberto Korda, mais tarde reconhecido pela autoria da fotografia mais conhecida e reproduzida do mundo. Korda sempre esteve ao lado de Fidel Castro, mesmo não sendo seu fotógrafo oficial.
Em encontro com “Che”, Korda solicita uma entrevista, mas só consegue o feito após uma semana de trabalho pesado como cortador de cana, condição imposta pelo guerrilheiro que não gostava muito