TCD ANTROPOLOGIA TEOLOGICA
Karina de Abreu Araújo, R.A. 1104567
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Belo Horizonte/MG
25/05/2013
UNIDADE 3 – SER PESSOA – ÉTICA E CIDADANIA
Trabalho de Conclusão da Disciplina (TCD)
Com base no estudo da Unidade 3 desta disciplina, elabore um texto de, no mínimo, duas laudas que contenha:
a) O significado do conceito de “pessoa humana” com enfoque na proposta humanista. Explique por que o ser humano é uma unidade e uma totalidade.
b) As atitudes que tornam a pessoa mais humana, levando-a a viver as dimensões da consciência, do amor e da liberdade com ética e de forma cidadã.
O humanismo vê o ser humano como pessoa. Isso significa que o ser humano é uma totalidade que não pode ser reduzida a nenhuma dimensão, por mais importante que seja. O ser humano tem uma dimensão biológica, psicológica, social, cultural, religiosa, política, econômica, mas ele é pessoa, no sentido de que todas essas dimensões são aproximações de sua essência, isto é, ele é tudo isso e muito mais. O ser humano é um mistério, uma surpresa, um desafio, portanto não se pode acertar que o ser humano seja apenas um indivíduo (biológico), um ser consciente e inconsciente (psicológico) um ser de relações (social) um ser libidinoso (sexual) um ser produto da cultura (cultural), um ser que produz (econômico) um ser que gravita em torno do poder (político), um ser que reza (religioso). Dentro desta complexidade que é o ser humano, se formata a pessoa humana que tem uma tríplice dimensão: da consciência, do amor e da liberdade. A pessoa humana é pessoa porque tem poder de criar (consciência) de redimir (amor) e de transformar (liberdade). Por isto, dentro da dimensão do amor o ser humano como pessoa é um ser de comunhão e não de solidão. Ele reconhece no outro o valor absoluto. Ninguém é mais importante para uma pessoa que a outra pessoa. É na singularidade e na profundidade de cada ser que se constrói a capacidade de amar. A liberdade é