Resenha TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO – GEORGE ELDON LADD
404 palavras
2 páginas
LADD, George Eldon. Teologia do Novo Testamento. São Paulo, Hagnos, 2003.George Eldon Ladd (1911-1982) foi professor de exegese e teologia do Novo Testamento no Fuller Theological Seminary, em Pasadena, Califórnia. Seus inúmeros livros incluem The Blessed Hope (A esperança abençoada), The New Testament and Criticism (O Novo Testamento e a crítica), A Commentary on the Revelation of John (Comentário sobre Apocalipse de João), e o recentemente revisado, Teologia do Novo Testamento, pela Editora Hagnos.
Ladd distribui os 45 capítulos que compões sua Teologia do Novo Testamento em oito partes, são elas:
1) Introdução;
2) Os Evangelhos Sinópticos;
3) O Quarto Evangelho;
4) A Igreja Primitiva;
5) Paulo;
6) Hebreus e as Epístolas Gerais;
7) O Apocalipse;
8) Apêndice.
O autor apresenta na Introdução um panorama bem completo acerca da história da Teologia do Novo Testamento. Vai da Idade Média à Reforma, do Escolasticismo Ortodoxo ao Racionalismo, e da Filosofia da Religião ao Conservadorismo. Ainda na Introdução, trata da busca pelo Jesus Histórico, e conclui tratando das relações entre a Teologia Bíblica com a Revelação e o Cânon.
Finalmente temos em português, uma teologia do Novo Testamento que, sem desprezar a erudição clássica e contemporânea, oferece uma opção inteligente e honesta dentro da linha conservadora.
George Eldon Ladd consegue reunir neste volume o que há de melhor na pesquisa da teologia do Novo Testamento. Sua abordagem, bem documentada quanto às fontes utilizadas, sem prejuízo da parte didática, demonstra de modo vivo e claro os principais problemas e perspectivas de solução no domínio dos documentos básicos da fé cristã que, posteriormente foram identificados como um cânon especial sob o título de Novo Testamento.
As influências do contexto histórico e cultural vivido pelas testemunhas, da herança vetero-testamentária de ideias básicas da fé cristã, o colorido particular de cada autor com sua interpretação dos fatos pertinentes à pessoa de Jesus