TCC1 II Unidade D borah Luz
4030 palavras
17 páginas
1.0 – INTRODUÇÃOA busca por uma melhor qualidade de vida, manter uma boa aparência física e o emagrecimento tem movimentado a indústria fitness no país. Segundo, o IHRSA Global Report 2013, na América Latina, o Brasil é líder em número de academias (23.398), em receitas (US$ 2,4 bilhões) e em número de usuários (7 milhões).
Imagem 01. Gráfico do crescimento do número de academias de de alunos. Fonte: Site Gazeta do Povo
Existe ainda o incentivo por parte dos médicos para a prática de exercícios físicos como forma de prevenção de doenças e, de melhoria das condições de vida dos pacientes que sofrem de alguma doença crônica, como: hipertensão arterial, diabetes, depressão, problemas na coluna e articulações. Além disso, o combate contra a obesidade também é uma preocupação mundial, já que esta doença é associada à má alimentação e ao sedentarismo dos indivíduos.
A qualidade de vida é bem vinda em qualquer fase do ser humano. Na infância, as crianças também precisam ser estimuladas pelos pais a se movimentarem e motivadas a gostar das atividades físicas, que trazem inúmeros benefícios. Já no envelhecimento, os exercícios de fortalecimento muscular são indicados para que as pessoas atinjam idade avançada com boa mobilidade e mais independência.
A partir destas considerações, este trabalho apresentará um estudo de trabalho de conclusão de curso sobre Arquitetura Esportiva, de modo específico, do projeto arquitetônico de uma academia inovadora na cidade de Vitória da Conquista.
1.1 – JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA DO TEMA: A CIDADE E SUAS NECESSIDADES
Com uma população de aproximadamente 340 mil habitantes, conforme o IBGE em 2014, Vitória da Conquista é a terceira maior cidade do estado da Bahia. A ‘capital do sudoeste baiano’, como é conhecida, cresce em uma média econômica superior à média nacional, onde possui um dos PIBs que mais crescem no interior desta região.
Há apenas cinco anos, o número de academias no Brasil teve um crescimento de 133%, segundo