TCC
A informação e a forma de ver o mundo predominantes no Brasil provem fundamentalmente da televisão. Ela alimenta e atualiza o universo sensorial, afetivo e ético que crianças e jovens e grande parte dos adultos levam para a sala de aula. (Moran, 2005:97).
Ao mesmo tempo, a televisão é uma fonte de sedução, podendo deslocar verdades ( Baudrillard:1991), deturpando o sentido do discurso, e transforma-lo em noticia o que aumenta ou diminuiria a sua força sedutora.
Desta forma, elegemos a televisão como um meio de comunicação em sala de aula, com o objetivo de comprovar o beneficio que os meios podem realizar na situação de ensino e de aprendizagem. Para tanto consideramos pertinentes as ponderações de Moran.
Távola (1984) afirma que a tecnologia não veio ate a escola para substitui-la e sim para “subsistir” ( sub/existir) na escola, o que torna necessária a tripartição das tarefas docentes: informação, aprendizado e reconstrução dos valores educacionais. Os meios de comunicação de massa trazem a realidade veiculada para dentro da sala de aula e reconstroem os valores humanos, propiciando o progresso da criticidade. Um dos maiores desafios da educação hoje é fomentar o aprendizado de forma agradável. Incorporando a realidade do educando, mediando o “aprender a aprender”. Nessa medida, cabe o uso da TV como elemento de formação, com vistas a propiciar transformações positivas nos telespectadores.
Em vez de tomar a TV como anestesiadora das crianças, fazendo-as passivas e inermes expectadoras, cabe aos pais e mestres, segundo seus princípios e critérios, No que erra e no que acerta, a televisão fornece informações